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ED e Educação Formal 2022

A Educação para o Desenvolvimento nas práticas escolares - problematizando e propondo caminhos para a Formação e a Escola

Aprovado em agosto de 2016 e apresentado publicamente em fevereiro de 2017, o Referencial de Educação para o Desenvolvimento (Referencial ED) – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, continua a merecer uma divulgação cuidada e um trabalho a vários níveis e com diferentes instituições e profissionais para que possa ser efetivamente utilizado, cumprindo o seu objetivo.

Este documento abre com a descrição do processo realizado até à consolidação e publicação deste rescuros. Segue-se com uma seção de contextualização: primeiro, enquadrando a ED, em especial o desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento, e o trabalho e visão das duas organizações (CIDAC e FGS) neste campo; segundo, abre para uma escala mais sistémica, dando algumas pinceladas sobre a introdução da ED a nível formal, no sistema educativo. Junta-se a esta contextualização algumas percepções dos/das participantes sobre este nível macro. Sendo um dos focos desta pesquisa a formação, traz-se as visões que as pessoas envolvidas transmitiram sobre processos formativos. Avança-se para a parte central, em que se problematizam cinco grandes temas que emergiram ao longo do estudo, com caminhos que convidam à reflexividade e pistas possíveis para a formação inicial e contínua de professores/as e para as escolas. Antes de se fehcar, apresenta-se aspectos tidos como importantes de registar mas que não se enquadram em nenhuma das seções anteriores.

Aceda ao recurso aqui.

Ano de lançamento: 2022

Autoria: CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral e FGS - Fundação Gonçalo da Silveira

Cofinanciado: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

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