100

Educação Formal Sociedade Civil

Educar Para Cooperar

A 9ª edição do projeto “Educar para Cooperar” tem como objetivo contribuir para um mundo no qual as escolas sejam espaços de construção de cidadãos críticos e participativos e que promovam a transformação social.

É um projeto com uma forte componente de formação de professores e sensibilização/mobilização de alunos para a promoção da Cidadania Global. Os passos dados ao longo das várias edições têm permitido o reforço das ligações entre as escolas e a comunidade, a aposta na capacitação de agentes multiplicadores (jovens, funcionários públicos,…), a promoção da liderança entre pares – de professor para professor, de jovem para jovem, de técnico municipal para técnico municipal –, e a dinamização de ações envolvendo as famílias e o público em geral.

... por “Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” é um projeto de promoção da Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, tendo como objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar alunos, professores, técnicos municipais e público em geral para a Cooperação entre povos e culturas, Justiça Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade Ambiental. Desde 2006, foram envolvidas escolas e autarquias de 9 cidades, entre elas: Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. É o projeto mais longo da AIDGLOBAL, sendo esta a sua 9.ª edição, a decorrer, atualmente, no Porto Santo e na Madeira.

QUANDO? julho de 2018 - junho de 2020
ONDE? Porto Santo e Madeira
COM QUEM?
Pormotores: AIDGLOBAL - Acção e Integração para o Desenvolvimento GlobalParceiros: Câmara Municipal do Porto Santo (CMPS) e Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS) e Sindicato dos Professores da Madeira (SMP)

Financiador: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui