100

Notícias

12 de fevereiro: Dia Internacional contra o Uso de Crianças-Soldado.

12 de Fevereiro de 2023

O objetivo deste dia é alertar para o uso de crianças em conflitos armados e para a necessidade de as proteger das várias violações dos seus direitos.

Na guerra a alma está fechada e você não sente emoções, é como um mecanismo de defesa, porque senão você morreria de ver tanto horror” (Ishmael Beah).

Ishmael Beah é uma ex-criança soldado e autor do livro de memórias "ALong Way Gone: Memoirs of a Boy Soldier" (2007). Esta autobiografia conta a experiência de uma criança como soldado na guerra civil de Serra Leoa (1991-2002) e foi traduzido para português como "Brilho do Amanhã". Saiba mais em https://www.dn.pt/edicao-do-dia/17-jan-2023/serra-leoa-ishmael-beah-de-menino-soldado-a-embaixador-15669548.html

Este filme capta os desafios que os jovens yazidis que serviram como crianças-soldado ainda enfrentam, e também as amizades que floresceram nas circunstâncias mais difíceis” (Nicolette Waldman).

Nicolette Waldman fala-nos do documentário de 12 minutos, “Captives on the Frontlines: Yezidi former child soldiers who survived ISIS” (Prisioneiros na linha da frente: ex-crianças-soldado yazidis que sobreviveram ao EI, em português) que assenta na amizade entre Vian e Barzan, dois jovens que foram raptados enquanto crianças pelo EI, em 2014, instruídos pelo grupo armado, e forçados a combater. Saiba mais sobre o documentário em https://www.amnistia.pt/yazidi-criancas-soldado-documentario/

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui