100

Notícias

21 de março: Dia Internacional das Florestas.

21 de Março de 2023

A 21 março celebra-se o Dia Internacional das Florestas, data que é assinalada todos os anos, desde 2013. Em 2023, o tema escolhido é "Florestas e saúde".

O Dia Internacional das Florestas celebra este tema e procura aumentar a consciencialização pública sobre a importância da preservação das florestas. A cada ano, os países são incentivados a organizar atividades (locais, nacionais ou internacionais), como é o caso das campanhas de plantação de árvores.

Em simultâneo, procura-se abordar temas como a inovação baseada nas florestas, a eficiência na utilização dos recursos, os produtos florestais ou de que modo os serviços ecossistémicos podem contribuir para acelerar a transição para um consumo e uma produção mais sustentáveis. Todos estes esforços têm como meta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como a saúde, o bem-estar e a transição para economias verdes e hipocarbónicas.

​Atualmente, o mundo enfrenta desafios sem precedentes, sendo as alterações climáticas um dos mais prementes. Estes ameaçam o bem-estar das pessoas e da natureza e apelam a uma ação imediata para desenvolver soluções inovadoras e criativas que coloquem o mundo no caminho para a paz e a prosperidade num planeta saudável. ​É vital consumir e produzir madeira de uma forma mais ecológica para o planeta e seus habitantes. É imprescindível proteger estes recursos, facilmente renováveis, através de uma gestão sustentável das florestas.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui