100

Notícias

24 de janeiro: Dia Internacional da Educação.

24 de Janeiro de 2023

A 24 de janeiro comemora-se, anualmente, o Dia Internacional da Educação. Este dia foi criado através da Resolução 73/25 da Assembleia Geral da ONU, a 3 de dezembro de 2018.

O seu objetivo é sensibilizar a sociedade civil para que se cumpra o direito à educação, consagrado no artigo 26º. da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» (1948) e na «Convenção sobre os Direitos da Criança» (1989). Por outro lado, procura-se sublinhar o papel da educação enquanto meio para quebrar ciclos de pobreza e para o desenvolvimento social.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, quando adotada em setembro de 2015, reconheceu que a educação é um pilar essencial para os seus objetivos, em particular, o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável n.º4 que assume o compromisso de garantir oportunidades educativas inclusivas e de qualidade, bem como de aprendizagem ao longo da vida.

Em 2023, o tema é investir nas pessoas, priorizar a educação. Na sequência da Cimeira da ONU para Transformar a Educação, realizada em setembro de 2022, a educação deve ser priorizada para acelerar o progresso em direção a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto de uma recessão global, de desigualdades crescentes e da crise climática.

A UNESCO dedica, ainda, este ano às raparigas e mulheres no Afeganistão que foram privadas do seu direito à educação, apela ao levantamento imediato da proibição que restringe o seu acesso à educação.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui