100

Notícias

Atividades e recursos Desafios Globais para um Desenvolvimento Global.

01 de October de 2025

O projeto Desafios Globais para um Desenvolvimento Global centra-se em quatro vértices que correspondem a Desafios Globais, tendo o Desenvolvimento Global como núcleo da abordagem.

Estes desafios são trabalhados na ótica da Educação para o Desenvolvimento e da Cidadania Global, promovendo uma reflexão crítica e participativa em torno de questões centrais para a humanidade, com o objetivo de contribuir para um mundo: mais seguro (safer), mais sustentável (greener) e mais justo (fairer).

Fique a par de algumas atividades realizadas e recursos produzidos no âmbito das mesmas.

  • Mesa Redonda "Paz e Segurança na Europa"
No dia 23 de maio de 2025, foi realizada uma mesa-redonda de alto-nível sobre Paz e Segurança, na Representação da Comissão Europeia em Portugal. Na sessão, participaram cerca de duas dezenas de convidados que trabalham sobre os temas e/ou são especialistas nos mesmos, de diversos quadrantes, setores e de entidades de natureza diversa (decisores políticos e quadros técnicos, académicos, membros da sociedade civil) para refletirem conjuntamente sobre os desafios, ameaças e respostas globais, incentivando ao diálogo multi-atores, à partilha de perspetivas e à geração de entendimentos partilhados sobre o tema em análise.
  • Paper “When Empathy Fades: The Collapse of Humanitarian Responsibility in a Structurally Broken World”
O Paper “When Empathy Fades: The Collapse of Humanitarian Responsibility in a Structurally Broken World”, por Carlos Lopes, analisa o declínio da empatia como princípio norteador do humanitarismo global. Argumenta que esta crise não é apenas moral, mas reflete tendências e dinâmicas políticas profundas, que se manifestam na redução e instrumentalização da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, na securitização das migrações e no colapso da responsabilidade humanitária.
  • Artigo "A Pobreza no Mundo: Quem está a ser "Deixado para Trás"?
As várias crises globais em curso estão a contribuir para reverter os progressos no combate à pobreza a nível mundial. A tendência é de concentração progressiva da pobreza extrema na África Subsaariana e nos países em situação de fragilidade e afetados por conflitos. Autora: Patrícia Magalhães Ferreira.

As atividades desenvolvidas enquadram-se nas medidas do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2018-2022), nomeadamente na Medida 2.3 - Promoção de iniciativas de concertação para a melhoria das políticas e na Medida 1.3 - Produção de conteúdos e recursos de Educação para o Desenvolvimento.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui