100

Notícias

Dia Mundial da Educação: 24 de janeiro.

24 de Janeiro de 2024

Hoje, Dia Mundial da Educação, queremos sublinhar a importância da educação como base para um mundo mais digno.

Educação para o pensamento crítico: É essencial incentivar o pensamento crítico para analisar, questionar e entender o mundo ao nosso redor.

Educação contra desigualdades e injustiças: Garantir uma educação inclusiva e de qualidade (ODS 4) é a chave para superar desigualdades, a nível local e global, contribuindo para um futuro mais justo.

Educação ao longo da vida: Aprender ao longo da vida é crucial para formar sociedades mais resilientes e colaborativas.

Educação e a sua Comunidade Educativa: Expressamos o nosso agradecimento aos Professores/as, Educadores/as, Investigadores/as, Alunos/as, Pais e todas as outras pessoas (pessoal não docente) que colaboram, diariamente, na educação formal, não-formal e informal.

Educação e os seus processos de aprendizagem participativos: Defendemos processos de aprendizagem participativos, colaborativos e horizontais que estimulem competências pessoais, sociais e profissionais.

À medida que se aproxima o 50º aniversário do 25 de abril em Portugal de 1974, é crucial lembrar como a educação é essencial para manter uma democracia robusta. Através da educação, capacita-se pessoas, tornando-as informadas e participativas, contribuindo para uma sociedade mais plural e justa.

Na mini-infografia apresentada representa-se a taxa de escolarização entre 1974 e 2022 em Portugal. Mais mini-infografias da coleção “Cinco décadas de Democracia, o que mudou?” disponível em https://www.pordata.pt/cinco-decadas-democracia-em-portugal

Juntas e Juntos, através da educação,, vamos continuar a promover mudanças positivas no Mundo!

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui