100

Notícias

Para além do pânico: a realidade por detrás da migração climática.

13 de Setembro de 2022

As alterações climáticas são uma causa significativa de migração e estudos recentes estimam que até 2050 poderá forçar 216 milhões de pessoas a abandonar as suas casas. É importante notar que este número está relacionado com a migração interna, e não transfronteiriça, uma vez que estes movimentos são frequentemente enquadrados.

Com o objetivo de descobrir as realidades por detrás dos “migrantes climáticos” demasiadas vezes invisíveis, a campanha Climate Of Change acaba de publicar um relatório que explora a relação entre as alterações climáticas e os padrões de mobilidade em quatro países que estão a sofrer catástrofes naturais com maior frequência e intensidade: Senegal, Guatemala, Camboja e Quénia.

Apesar da narrativa generalizada de que a migração climática gira em torno da migração em massa para o Norte global, este relatório confirma que a migração intrarregional é muito mais prevalecente do que a migração internacional quando se trata de razões relacionadas com o ambiente.

Para os migrantes nos quatro países anteriormente mencionados, os sistemas de vistos altamente restritivos, atormentados com custos exorbitantes, significam que os canais regulares de migração transfronteiriça são extremamente limitados e menos prováveis. Isto deixa as pessoas envolvidas na migração transfronteiriça a enfrentar riscos mais elevados de exploração e custos elevados para assegurar a passagem internacional.

Relatório disponível em: https://www.imvf.org/wp-content/uploads/2022/08/beyond-panic-exploring-climate-mobilities-full-report-climate-of-change.pdf

Sumário executivo em PT: https://www.imvf.org/wp-content/uploads/2022/08/sumario-executivo-relatorio-estudos-caso-climate-of-change-imvf.pdf

Histórias de vida: https://www.youtube.com/playlist?list=PLvn_PfWZwxUYYOgTYZxuoYEdlMmQ4U_Ca

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui