100

Notícias

Podcast: Como pode ser uma educação para a cidadania global?.

07 de Julho de 2022

Por que precisamos de uma educação para o desenvolvimento ou uma educação para a cidadania global?

Neste episódio saiba como esta temática é aplicada na educação formal em Portugal. E como o aprendizado de ‘cidadania global’ pode sofrer mudanças quando adaptado a contextos educacionais de países do Sul Global.

Quem nos conta é La Salete Coelho, educadora, investigadora e consultora em projetos na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global no GENE - Rede Europeia de Educação Global, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e no Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Está envolvida na Iniciativa Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável da Secretaria-Geral Iberoamericana. É membro do Conselho Consultivo da ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning e da Comunidade Sinergias ED, participando ainda no Conselho Editorial da revista Sinergias - Diálogos Educativos para a Transformação Social.


Eduquê é um podcast mensal que promove a partilha de conhecimento qualificado por ativistas e acadêmicos sobre questões atuais da educação.

Andressa Pellanda e Rui da Silva, especialistas desses dois mundos, explicam, de forma acessível, como os assuntos mais falados da pesquisa em educação impactam a vida de todas e todos.

Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e doutoranda em Relações Internacionais (IRI/USP); Rui da Silva, pesquisador e presidente da direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

Do geral para o específico, do país à escola, o Eduquê vai discutir, explicar e apresentar os principais temas ligados à educação. Através de entrevistas com pesquisadoras e pesquisadores em educação, e atores da sociedade civil, pretendemos trazer para a discussão temas que vão do global para o local – e vice-versa – por meio de geografias e perspectivas que possam servir de reflexão para as/os ouvintes.

Eduquê é produzido pelo podcast internacional FreshEd e pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação do Brasil.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui