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ENED 2025-2030 ESPA

Webinar apresenta a nova ENEC e aprofunda a sua articulação com a ENED

Decorreu hoje, 19 de novembro DE 2025, entre as 10h00 e as 11h30, o segundo webinar dirigido às Entidades Subscritoras do Plano de Ação (ESPA) da ENED 2025-2030, reunindo 19 participantes.

A sessão foi facilitada por Ana Pina e Maria José Neves, em representação do Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação, I. P. (EduQA, I.P.), e teve como foco a apresentação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), aprovada em agosto de 2025, bem como das principais orientações que a estruturam.

Este webinar marcou o encerramento de um ciclo composto por duas sessões, iniciado a 5 de novembro, com um primeiro encontro dedicado à ENED 2025-2030 e ao respetivo Plano de Ação.


Apresentação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

A sessão permitiu conhecer o enquadramento conceptual da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), que promove uma cidadania ativa, responsável e alinhada com os valores democráticos e os Direitos Humanos. A Estratégia integra oito dimensões temáticas, que estruturam o desenvolvimento da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento ao longo da escolaridade obrigatória: Direitos Humanos; Democracia e Instituições Políticas; Desenvolvimento Sustentável; Literacia Financeira e Empreendedorismo; Saúde; Risco e Segurança Rodoviária; Pluralismo e Diversidade Cultural; Media.

Operacionalização nas escolas e articulação curricular

Foram igualmente apresentadas as orientações relativas à implementação da ENEC nas escolas, destacando:

  • a necessidade de cada agrupamento / escola não agrupada elaborar a sua Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola (EECE), alinhada com o projeto educativo;
  • o papel da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento como área transversal e interdisciplinar;
  • a definição das Aprendizagens Essenciais para a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento (AE - CD), garantindo a continuidade e progressão das aprendizagens ao longo da escolaridade obrigatória;
  • a importância de práticas sustentadas no tempo, que envolvam alunos, docentes, famílias e comunidade.


ENEC e ENED: alguns parapelismos

A sessão integrou ainda uma reflexão sobre os paralelismos entre a ENEC e a ENED, sublinhando valores, princípios e metodologias comuns, como o pensamento crítico, a participação pública, a responsabilidade coletiva e a defesa dos Direitos Humanos.

Com este segundo webinar, conclui-se um ciclo de trabalho conjunto orientado para fortalecer o alinhamento das ESPA com as estratégias nacionais em vigor.


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