100

Notícias

Briefs temáticos sobre alimentação ética e sustentável .

13 de Setembro de 2022

No âmbito da campanha OurFood-OurFuture, financiada pela UE e apoiada pelo Camões, IP, o IMVF lançou três briefs sobre as interligações entre a alimentação e alterações climáticas, a Guerra e os direitos humanos, da autoria de Patricia Magalhães Ferreira (consultora e especialista nas questões de desenvolvimento) em que se exploram as ligações entre os principais desafios que hoje enfrentamos e as questões da alimentação, que impactam de forma mais violenta os mais pobres e os mais vulneráveis.

Alimentação e Alterações Climáticas

A insegurança alimentar tem aumentado em zonas afetadas por catástrofes, desastres naturais e eventos extremos (inundações, tempestades, secas prolongadas, pragas e doenças), potenciados pelas alterações climáticas, os quais têm um impacto cada vez maior nas práticas agrícolas e no desenvolvimento. (Brief “Alimentação e Alterações Climáticas”).

Alimentação e Guerra

A invasão da Ucrânia pela Rússia e a consequente guerra tem tido consequências graves na insegurança alimentar no mundo, particularmente para países onde a situação já era frágil ou mesmo insustentável. (Brief “Alimentação e Guerra”).

Alimentação e Direitos Humanos

A distribuição desigual dos alimentos e recursos produtivos, a organização dos sistemas alimentares e o funcionamento das cadeias de abastecimento levantam questões sobre o respeito pelos direitos humanos, a justiça e a igualdade. Isto porque o sistema alimentar mundial está mais focado nos mercados e na maximização dos lucros, do que nas necessidades, direitos e dignidade das pessoas. (Brief: “Alimentação e Direitos Humanos”).

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui