100

Notícias

Guias de Consumo para uma alimentação ética e justa.

08 de Janeiro de 2023

Falar de uma alimentação e cozinha saudáveis não é apenas falar de um regime alimentar equilibrado. É falar de um estilo de vida ético e sustentável.

Em 2023 ainda vamos sentir efeitos sociais, económicos e ambientais desafiantes. A guerra e os conflitos climatéricos extremos terão um impacto cada vez mais significativo na segurança alimentar mundial.

Milhões de pessoas em todo o mundo não têm hoje acesso a uma dieta saudável, e o problema da alimentação não é um problema de produção de alimentos; mas sim de acesso a alimentos. Uma situação também global. Face a crises globais, mais do que nunca, são necessárias soluções globais. Visando uma melhor produção, uma melhor nutrição, um melhor ambiente, e uma vida melhor. Juntos podemos transformar os sistemas agroalimentares e implementar soluções sustentáveis e holísticas que asseguram um processo de desenvolvimento a longo prazo, o crescimento económico inclusivo, e uma maior resiliência. (FAO, 2022)

A nível mundial, mais de 80% das pessoas que vivem numa situação de pobreza extrema, situam-se em zonas rurais e muitos dependem da agricultura e dos recursos naturais para a sua subsistência. São estes os mais duramente atingidos por catástrofes naturais e de derivadas da ação humana, sendo frequentemente marginalizados devido ao género, origem étnica, ou estatuto. Mas a falta de acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada não conhece fronteiras, e muitas vezes está demasiado próxima das nossas realidades.

A fome é o maior problema solucionável do mundo, e por isso temos de trazer para a mesa políticas coerentes, práticas e inovações sustentáveis que permitam adaptar os sistemas alimentares.

Mais do que nunca devemos apostar numa alimentação mais saudável, mais local e mais nutritiva. Vamos estabelecer uma relação com a alimentação baseada no conhecimento, na promoção dos direitos humanos e de práticas ambientais sustentáveis que são os ingredientes para um menu sustentável e ético.

Os guias de consumo que apresentamos no âmbito do projeto Our Food. Our Future permitem um maior conhecimento sobre práticas de consumo locais, identificando as vantagens de se consumir localmente; oferecem dicas consoante as suas necessidades e esclarecem sobre as vantagens da certificação de comércio justo.

Um projeto implementado em Portugal pelo IMVF, financiado pela União Europeia e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Os guias podem ser consultados em:
  • Guia do Consumidor – Comprar Localmente - aqui;
  • Guia de Consumidor – Alimentos orgânicos e Comércio Justo - aqui;
  • Guia do Consumidor – Compras Desperdício Zero - aqui;
  • Guia do Consumidor – O mundo no prato - aqui;
  • Guia do Consumo - Sharing is caring - aqui.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui