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Estratégia 2018-2022

Atores, de naturezas distintas, intervêm no quadro da ED e desempenham, neste contexto, múltiplas funções, nomeadamente: definição de políticas, planeamento de programas, financiamento e implementação de ações, investigação, avaliação, promoção e divulgação (Figura n.º 3.1).

Figura 3.1-Atores de Educação para o Desenvolvimento

Ator: Escolas - comunidades educativas, incluindo todos os níveis e ciclos de educação, ensino e formação.
Funções principais: Planeamento e implementação de ações, investigação, avaliação, produção de conteúdos e desenvolvimento curricular.

AtorOSC e movimentos sociais.
Funções principais: 
Participação no processo de definição de politícas, planeamento de programas, produção de conteúdos e recursos, planeamento e implementação de ações, investigação, avaliação, promoção e divulgação.

Ator: Órgãos de soberania e administração pública à escala, local, regional e nacional.
Funções principais
: Definição e aprovação de politícas, planeamento e implementação de programas e ações, avaliação, promoção e divulgação, financiamento. 

Ator: Partidos politícos.
Funções principais: 
Definição de politícas, promoção e divulgação.

Ator: Empresas e organizações empresariais.
Funções principais:
Financiamento.

Ator: Fazedores de opinião.
Funções principais
Promoção e divulgação.

No âmbito da ED, torna-se difícil a distinção entre atores e públicos. Por um lado, tendo em conta a abordagem participativa e mobilizadora, os públicos constituem-se necessariamente como atores. Por outro, ser ator de ED significa também, necessariamente, passar por processos contínuos de aprendizagem, respondendo permanentemente a novos desafios à ação de cada um e de cada uma. 

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