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Estratégia 2010-2015

Recentemente, várias declarações e documentos de âmbito internacional e nacional têm vindo a chamar a atenção para a necessidade de mais e melhor ED. O desenvolvimento de estratégias nacionais e o crescente apoio político que a ED tem vindo a receber têm sido acompanhados pelo crescente reconhecimento da necessidade de modelos de acompanhamento e avaliação apropriados60. Na área da ED, a avaliação pode basear-se nos modelos de avaliação de dois sectores distintos: o do desenvolvimento - mais direccionado para resultados e critérios como a eficácia, a eficiência, a sustentabilidade, o impacto - e o da educação - mais direccionado para uma perspectiva educativa e de aprendizagem61. Recentemente, esta última perspectiva tem ganho maior relevo e consenso a nível internacional como amais apropriada para a ED. A nível nacional, a clarificação desta questão deve ser considerada como uma vertente essencial no quadro da presente Estratégia.


60 - Ver O’Loughlin, E. ,Wegimont, L. (eds.) (2008), Quality in Global Education: An Overview of Evaluation Policy and Practice, Amsterdão, GENE.
61 - Tal como afirmado por Doug Bourne, DEA (2001), Measuring Effectiveness in Development Education.

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